Nossa História



“A Escola Maternal Annette Macedo fundada pela Sociedade Socorro aos Necessitados foi a primeira Creche Maternal do Estado do Paraná. Incialmente ofereceu atendimento a crianças menores de 2 anos, assistindo-as em todas as suas necessidades : psíquicas, físicas e intelectuais. Oportunizando abrigo, conforto, nutrição, higiene, cuidados médicos e odontológicos. Posteriormente passou a ter enfermarias, devido às necessidades epidêmicas da cidade”. 

Nossa História



Escola Maternal da

Sociedade Socorro



O Conselho deliberativo da Sociedade Socorro aos Necessitados fala sobre a criação de uma creche em 1926. 

A Sociedade Socorro aos Necessitados em parceria com a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná conseguiu o apoio para criação deste projeto com o governo do Estado. 

 

digitalizar0034.jpg

 A Professora ANNETTE MACEDO foi eleita para organizar e dirigir este projeto. A Sociedade Socorro adaptou o pavilhão da instituição para colocar em funcionamento a Escola Maternal. 

Em 13 DE AGOSTO de 1928 a ESCOLA MATERNAL ANNETTE MACEDO passou a atender as crianças carentes de nossa cidade, proporcionando assistência em um ambiente saudável, com boa alimentação e cuidados médicos. Em Novembro a escola já estava com 57 crianças matriculadas em período integral. 

 

Iniciou-se o atendimento as crianças, dividido em três departamentos: 

Creche - de 0 até 3 anos - ministrando cuidados em nutrição, higiene - serviço de puericultura, desenvolvimento físico e psíquico, orientados pelo médico responsável designado para esta função. Paralelamente  havia o atendimento das  Mães carentes com  a finalidade de prestar cuidados pré-natais durante a gestação.

Jardim de infância – 3 a 7 anos - Educação adequada ao desenvolvimento físico e mental ,desenvolvimento do raciocínio , imaginação, e a preocupação era também com  de bons hábitos de higiene e valores, como: bondade, justiça, sinceridade, coragem, dignidade, etc

 

Curso doméstico - era destinado somente para meninas com mais de 7 anos -  Além do currículo de educação básica, como leitura, escrita, aritmética, geografia, história, física e química,  também aprendiam contabilidade doméstica, higiene e medicina caseira , e trabalhos manuais: horticultura e floricultura. 

Em 1956 adquiriu autonomia financeira, mas continuou a ser supervisionada pela diretoria da Sociedade Socorro, a escola passa então a ser chamada pelo nome de Annette Macedo - Assim torna-se “ESCOLA MATERNAL ANNETTE MACEDO”

EM 1965, adquiriu a sua SEDE com o Governo do Estado por cessão de uso, e se emancipou da Sociedade Socorro aos Necessitados

EM  1996, adapta-se as novas regularizações governamentais   e refaz projeto para atualizar-se. Cria-se o CEI ANNETE MACEDO. e PERMANECE - ESCOLA MATERNAL ANNETTE MACEDO (EMAM) como Mantenedora.

 

EM 2012, Começa parceria de supervisão do CEI MEU PEQUENO REINO,( da Sociedade Socorro aos Necessitados), com a ESCOLA MATERNAL ANNETTE MACEDO (EMAM).  

EM 2014 , A EMAM (Escola Maternal Annette Macedo) - Torna-se a mantenedora do CEI Annette Macedo e CEI Meu Pequeno Reino.

A escola tem cumprindo seus objetivos com grande eficiência ATÉ OS DIAS DE HOJE

A CRECHE LIONS CLUB DE CURITIBA (Creche Meu Pequeno Reino)



O Presidente da Sociedade Socorro aos Necessitados, propõe criação de uma nova creche .

O Lions Club constrói e entrega um pavilhão com estrutura para a nova Creche da Sociedade Socorro aos Necessitados. Esta foi inaugurada dia 18 de junho de 1960, com o nome CRECHE LIONS CLUB DE CURITIBA , dando inicio as atividades da creche ,atendendo crianças de 0 a 6 anos de idade.

 

Em 1990, a Sociedade Socorro aos Necessitados e a Creche Lions Club Curitiba, passam por reestrutura, firmam convênio  técnico  com a Prefeitura Municipal de Curitiba ,para a creche  ampliando  as matriculas para 130 crianças. 

em 1992, refaz o projeto na Secretaria Municipal de Educação, aprovando o nome fantasia CRECHE MEU PEQUENO REINO, escolhido por influência do livro do educador Luca Rischbieter, que retratava como deveriam ser os espaços de educação infantil e as relações educador/criança. 

Em 2010, o CEI  MEU PEQUENO REINO passou a trabalhar em parceria com a EMAM - Escola Maternal Annette Macedo.

Em 2012, sob a supervisão da EMAM, a Creche tornou-se CEI MEU PEQUENO REINO (Centro de Educação Infantil Meu Pequeno Reino).

EM 2014 , O CEI Meu Pequeno Reino passa a integrar A MANTENEDORA  EMAM (Escola Maternal Annette Macedo) 

Atualmente a Escola Maternal Annette Macedo (EMAM) possui o CEI Annette Macedo e o CEI Meu Pequeno Reino que em conjunto atendem 254 crianças - de 6 meses a 5 anos, em período integral.